É um Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância em Saúde.
A proposta, estruturada a partir da acumulação de experiências didático-pedagógicas da escola politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ FIOCRUZ, visa capacitar trabalhadores de nível médio do sistema único de saúde- (SUS) das instancias federal, estadual e municipal envolvidos com operações de campo no controle de doenças, em epidemiologia e vigilância em saúde para desenvolverem ações de promoção e proteção à saúde, como uma estratégia de transformação das práticas sanitárias de nível local.
Objetivos Específicos
- Oferecer aos profissionais conteúdos teórico-práticos de vigilância em saúde que contribuam para adoção de uma prática mais crítica, reflexiva e inovadora;
- Promover oportunidades de reconhecimento, análise, discussão sobre o espaço-território de atuação elaborando diagnóstico da situação de saúde e vida da população.
- Contribuir para construção de um projeto político-pedagógico no setor de saúde que tenha como função formar trabalhadores-cidadãos comprometidos com as novas práticas em saúde e avanços tecnológicos do SUS, visando a profissionalização.
- Auxiliar na estruturação do sistema Nacional de informações em Vigilância em Saúde, a partir de dados produzidos por esses profissionais no nível dos Estados e Municípios.
Características Didático- Pedagógicas
Proposta de Educação Permanente
O curso PROFORMAR é entendido como módulo básico que viabiliza a contrução de uma identidade profissional dentro do SUS, possibilitando um itinerário formativo, através do desenvolvimento posterior de módulos específicos que aponta para o horizonte de diferentes formações técnicas na área de vigilância em Saúde.
Metodologia
Aprendizagem Reconstrutiva
Parte do conhecimento do aluno e da problematização de seu processo de trabalho. Articula a teoria, prática e ensino do serviço-comunidade através do desenvolvimento de um Trabalho de Campo no território de atuação do aluno, diagnóstico das condições de vida e da situação de saúde, territorialização de informações e elaboração de propostas de intervenção sobre problemas identificados.